Pesquisa, valores, localização, segurança e estrutura: não são poucos os critérios a serem levados em consideração na hora da aquisição, ou aluguel, de um imóvel. Em Manaus essa situação não é diferente, e segundo pesquisa do Radar Imobiliário, da empresa Data Zap, os bairros mais procurados de Manaus para o aluguel de imóveis - sejam casas ou apartamentos - são os da zona Centro-Sul, especialmente Parque Dez e Flores.
Ainda segundo a empresa, a procura por imóveis para a compra também segue este mesmo padrão. Entre os motivos para estes locais aparecerem no topo deste ranking vão desde questão de segurança a localização.
"Ambos os bairros contam com uma boa infraestrutura, com comércios, centro de compras, bares, restaurantes. Também se tornam atrativos por serem polos de empregos, proporcionando também a possibilidade de comodidade e acesso para aqueles que querem morar nessa área", afirma Larissa Gonçalves, economista e uma das editoras do Radar Imobiliário.
Segundo Larissa, a criação dessa pesquisa, realizada mensalmente, busca ajudar tanto os profissionais do ramo imobiliário, quanto as pessoas em busca de um imóvel.
"Este é um projeto que nasceu para monitorar apenas as capitais brasileiras, buscando entender a dinâmica do mercado imobiliário nestes locais, porém ele já se expandiu e trabalha também com cidades menores. A ideia aqui é entender pontos distintos, já que o Brasil é um país muito grande e o mercado é único em cada cidade, e a pesquisa acaba ajudando as pessoas a entenderem melhor esse mercado, mostrando tanto a dinâmica de locação quanto a de venda. Isso não é apenas para quem trabalha com imóveis, mas para o público em geral também já que todas as pessoas, em algum momento da vida irão alugar ou comprar um imóvel", relata a profissional.
Se encaixa nesse perfil de pessoas em busca de apartamentos o servidor público Aristóteles Neto, que há meses realiza pesquisas em busca de um bom imóvel na capital amazonense. Dentro rotina corrida dele e da namorada, o principal critério para o aluguel de um imóvel é a localização.
"Para mim, escolher o apartamento seria algo fácil. Tínhamos critérios como 'localidade', tem que ser próximo de nossos trabalhos. Não por mim, mas por ela. Para ela, morar perto do trabalho é essencial na qualidade de vida, já que Manaus tem um trânsito estressante. Os melhores empreendimentos que tem em Manaus ficam na região da Ponta Negra, para turistas é uma boa região, mas para quem precisa trabalhar na região do Aleixo, não é interessante", constata o servidor público.
"Em uma das idas ao shopping, fomos surpreendidos por um corretor e de lá iniciamos a conversa. Na minha cabeça, já havíamos encontrado o imóvel. Visitamos o decorado, e faz análise daqui, dali, manda documentos, aprova. Fui surpreendido pelos valores da entrada e a taxa de juros. Mas fizemos os cálculos e estava dentro de nossa realidade. Um apartamento de médio porte, bem localizado, acabou valendo a pena. Estava tudo certinho até ela dizer 'temos que olhar outras opções também'. E foi aí que as coisas começaram a ficar complicadas. E agora estamos na procura de outros empreendimentos. Mas até então, a primeira opção está no top 1. Nosso medo é demorarmos para decidir e o apartamento ficar mais caro", continua.
Em contrapartida aos dados apresentados pelo Radar Imobiliário, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (Ademi-AM) apresenta outros dados, mas desta vez referentes a compra e venda de imóveis. E se os bairros da zona Centro- Sul são os mais procurados, para a aquisição essa situação muda.
"Realmente esses são os bairros mais procurados, mais desejados, mas isso não quer dizer que esses são os bairros em que se realizam mais negócios, porque são locais onde os terrenos são mais caros e a pouca possibilidade de terrenos para lançamentos, então os bairros onde se realizam mais negócios são diferentes dos que se tem desejo de onde morar", afirma Albano Maximo, presidente da Ademi-AM.
A pesquisa da Ademi-AM é feita com base no que os associados dela estão vendendo, ou seja, mede vendas. Segundo a associação, os locais onde se estão vendendo mais estão na zona Oeste de Manaus, principalmente os bairros Ponta Negra e Tarumã.
"O mercado imobiliário no Amazonas está muito bem, e só para se ter uma ideia, em agosto completamos mais ou menos o volume de vendas de 95% no ano passado, o que indica que devemos ultrapassar o número de vendas do ano passado. Ainda sim é complicado de fazer uma previsão porque estamos aí no meio de uma eleição, e não sabemos muito bem qual será o direcionamento para o próximo ano", completa o Albano.
MANAUS REGISTRA MAIOR AUMENTO DE PREÇOS EM SETEMBRO
De acordo com o índice FipeZAP+ de Venda Residencial, divulgado no início deste mês, os preços de venda de imóveis residenciais aumentaram 0,60% em setembro na comparação com o mês anterior. Além disso, Manaus é a cidades que registrou o maior aumento nos preços dos imóveis, com alta de 2,08%. Em seguida vem Goiânia (GO), com aumento de 1,30%, e Maceió (AL), onde o avanço foi de 1,21%.
A alta ocorre apesar de o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) ter caído 0,95% no mesmo período. O IGP-M é utilizado como referência para o mercado imobiliário, especialmente para a correção de valores de contratos de aluguel.
O Índice FipeZAP+ de Venda Residencial acompanha a variação do preço médio de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras - entre elas, 16 capitais - com base em anúncios veiculados na Internet.